Comemoração do dia Internacional do Idoso na “Progresso e Vida” da Tocha
Outubro 1, 2015O HALLOWEEN TOMOU CONTA DA PROGRESSO E VIDA
Outubro 30, 2015Combate à solidão dos idosos da ADPVT
Foi em meados de 2014 que a Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha iniciou a entrega dos primeiros equipamentos de teleassistência a alguns dos utentes que beneficiam do serviço de apoio domiciliário (SAD) desta instituição prolongando assim a permanência das pessoas na sua residência e contribuindo para a manutenção da autonomia da pessoa sénior no seu domicílio.
Esta acção é fruto de uma candidatura ao projecto “Viver Mais e Melhor”, financiado pelo PRODER em 75%, sendo o principal objectivo deste serviço garantir, de forma simples e eficiente, a segurança, o conforto e a tranquilidade da pessoa idosa.
Os principais beneficiários deste novo serviço prestado na resposta social de SAD são os idosos em situação de isolamento e/ou solidão e ainda os que, seja por doença ou incapacidade, sintam necessidade de mais algum apoio nas 24 horas do dia. Este serviço beneficia igualmente as pessoas autónomas que sintam necessidade de protecção numa eventual situação de urgência/emergência.
O serviço de teleassistência consiste num serviço telefónico que é efectuado mediante a utilização de um aparelho móvel que o sénior traz junto a si permitindo a comunicação com mãos livres ou em alta voz. É através dele que chega à ADPVT uma chamada do idoso em caso de queda ou qualquer outra situação que necessite de maior cuidado, nomeadamente, o ter de chamar a emergência médica ou forças de segurança ou, nos casos mais simples, a rede de apoio familiar ou outra.
Este serviço assegura também um apoio permanente à pessoa idosa na medida em que, apenas com o premir de um botão, o sénior tem contacto directo com os profissionais ao serviço na ADPVT dando estes a resposta necessária a cada situação.
Ao longo do mês de Dezembro vão ser entregues mais quatro equipamentos para fazer face ao número ambicionado no projecto (dez utentes) prevendo a instituição um eventual aumento deste número atendendo à mais-valia e ao benefício manifestado pelos actuais beneficiários deste serviço.