Respostas Sociais - Infância
Nas respostas socias da infância, a PROGRESSO E VIDA reúne um conjunto de competências, saberes e experiências que, juntos, contribuem para o desenvolvimento de um projeto educativo virado para o cliente – a criança, enquanto cidadão no Mundo!
Ao visitar o nosso site, poderá ter conhecimento de algumas caraterísticas das nossas respostas sociais. Pode conhecer o nosso projeto educativo e os respetivos projetos pedagógicos, as atividades extra-curriculares, entre muitas outras informações.
Todavia, nada substituiu uma visita às nossas instalações, para conhecerem os espaços e os recursos humanos que nela trabalham com “amor à camisola”, que com toda a certeza vos deixará com vontade de experimentar os nossos serviços.
Jardim de Infância
O Jardim-de-infância é constituído por:
- Uma sala de atividades para as crianças dos 3 aos 4 anos;
- Uma sala de atividades para as crianças dos 4 até à idade de ingressarem no 1ºCEB
- 1 Refeitório,
- 2 Instalações sanitárias adaptadas para crianças,
- 1 Instalação sanitária para crianças com limitações;
- 2 Instalações sanitárias para adultos.
- 1 Espaço para a componente não letiva, é constituído por um salão polivalente.
Sala 3 aos 4 anos | Sala 4 aos 5 anos |
1 Educadora de infância 1 Ajudante da ação educativa | 1 Educadora de infância 1 Ajudante da ação educativa |
Todas as salas das respostas sociais infantis da PROGRESSO E VIDA são bem iluminadas, arejadas e de fácil limpeza.
Temos uma envolvência de espaços verdes muito agradáveis e um Parque exterior diversificado e seguro. A alimentação das crianças ao longo do dia é da responsabilidade da Instituição, havendo sempre o cuidado de diversificar e de a adaptar às necessidades de cada utente. Temos também implementado o HACCP, respeitando todas as normas de higiene exigidas, assim como o Sistema de Gestão da Qualidade. A equipa pedagógica planeia o seu trabalho para posteriormente avaliar o seu processo e os efeitos no desenvolvimento das crianças. Tenta privilegiar uma pedagogia de projeto em “em-participação”, o qual valoriza o caráter lúdico das aprendizagens, sempre com a participação das crianças.Temos como principais finalidades educativas:
- Garantir a qualidade;
- Promover a autoestima e autoconfiança;
- Respeitar a criança como ser individual;
- Integrar a criança de forma alegre e harmoniosa, despertando a sua curiosidade e criatividade, educando-a como um todo.