Progresso e Vida da Tocha reforça serviço de teleassistência a utentes

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Progresso e Vida da Tocha reforça serviço de teleassistência a utentes

A Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha (ADPVT) iniciou, em meados do ano  passado, a entrega dos primeiros equipamentos de teleassistência a alguns dos utentes que beneficiam do serviço de apoio domiciliário da instituição, prolongando, assim, a permanência das pessoas nas respectivas residências e contribuindo para a manutenção da autonomia da pessoa sénior em domicílio.

Esta acção foi fruto de uma candidatura ao projecto “Viver Mais e Melhor”, financiado pelo PRODER – Eixo 3 LEADER AD ELO em 75%, sendo o principal objectivo deste serviço garantir, de forma simples e eficiente, a segurança, o conforto e a tranquilidade da pessoa sénior. A candidatura foi

formalizada através do Grupo de Acção Local, AD ELO, em Cantanhede, o qual deu «um grande contributo e fulcral ajuda em todo o processo». Os principais beneficiários deste novo serviço prestado na resposta social de serviço de apoio domiciliário são os seniores em situação de isolamento e/ou solidão e os que, seja por doença ou incapacidade, sintam necessidade de mais algum apoio nas 24 horas do dia. Este serviço beneficia, igualmente, as pessoas autónomas que sintam necessidade de protecção numa eventual situação de urgência/ emergência. O serviço de teleassistência consiste num serviço telefónico que é efectuado mediante a utilização de um aparelho móvel que o sénior traz junto a si, permitindo a comunicação com mãos livres ou em alta voz. É através dele que chega à ADPVT uma chamada do sénior

em caso de queda ou qualquer outra situação que necessite de maior cuidado, nomeadamente o ter de chamar a emergência médica ou forças de segurança ou, nos casos mais simples, a rede de apoio familiar ou outra. Este serviço assegura, também, um apoio permanente à pessoa sénior na medida em que, apenas com o premir de um botão, o sénior tem contacto directo com os profissionais ao serviço na ADPVT, dando estes a resposta necessária a cada situação. Ao longo do mês de Dezembro foram entregues mais quatro equipamentos para fazer face ao número ambicionado no projecto (10 utentes), prevendo a instituição um eventual aumento deste número atendendo à mais-valia e ao benefício manifestado pelos actuais beneficiários deste serviço.

[Publicado no Diário As Beiras – 04 Fev 2015]